in ,

Vale a pena disputar a Copa Paulista? Listamos 4 bons motivos

Após o término do Campeonato Paulista, alguns clubes ficam sem calendário de jogos durante o ano. A Copa Paulista é uma excelente solução para que as equipes reencontrem seus torcedores. Mas a dúvida é: Vale a pena?

Todo campeonato tem suas vantagens e desvantagens, afinal, há renda e custos de operação. Por este motivo, nem todos os clubes participam devido a questões financeiras.

Entretanto, este campeonato pode ser sim, uma excelente ferramenta para alguns times. Diante disso, separamos 4 motivos que vale a pena os clubes paulistas se inscreverem. Bora conferir?

Vaga no Brasileirão

De cara, o motivo principal de se jogar a Copa Paulista é conseguir acesso ao tão sonhado Campeonato Brasileiro série D.
Essa pode ser uma das premiações do campeão do torneio.

Isso acontece, porque a equipe de vence a Copa Paulista pode escolher entrega a vaga do Brasileirão ou Copa do Brasil.

Este sistema se repete em alguns estados e um caminho mais curto em comparação à fazer parte da elite do Campeonato Paulista. Afinal, para um clube fazer parte da série A1 do Paulistão é uma jornada que pode levar décadas.

No ano de 2023, por exemplo, a vaga do Brasileirão 2024 foi preenchida pelo São José EC após ficar com a segunda colocação.

Vaga na Copa do Brasil

Em 2023, a Portuguesa Santista se consagrou a campeã da competição diante do São José EC e optou pela vaga na Copa do Brasil.

Dos quatro grandes paulistas deste ano, apenas o Corinthians ainda não está garantido na Copa do Brasil. Para garantir sua vaga, será necessário se classificar bem no campeonato Brasileiro série A.
O time pode simplesmente usar seu time de base na Copa Paulista enquanto o time principal tenta a vaga no Brasileirão.

A Copa do Brasil vale a pena por ser uma excelente forma de uma equipe angariar fundos em um período curto. Isso pois, a cada fase avançada, os clubes são premiados com uma quantia em dinheiro.

Dessa forma, muitas equipes optam pela vaga da Copa do Brasil para investir na própria estrutura do clube ou até mesmo em contratações de peso.

A Copa Paulista é um laboratório de teste

Um dos motivos que vale a pena se inscrever neste tipo de competição, é que não há rebaixamento. Se uma equipe é eliminada na primeira fase, simplesmente vai pra casa e disputa o ano seguinte se quiser.

Dessa forma, uma imensa vantagem se abre para testar novos jogadores, novas formações.
Para alguns clubes, a Copa Paulista pode ser um campeonato de jogos treino.

Algumas equipes fazem um misto entre a base e o time principal. Assim, todas suas peças ganham experiência e minutagem. O que nos leva ao próximo ponto.

Vitrine para novos talentos

Com a possibilidade de não depender de divisão para se inscrever, equipes de menor poder ofensivo podem se inscrever e dar visibilidade aos seus jogadores.

Equipes da série A3 e A4 têm essa oportunidade. Afinal, há muitos olheiros procurando novos talentos e ter seu clube diante de um cenário com transmissão e visibilidade pode ser uma chance de ouro para alavancar a carreira destes jogadores.

Ainda mais sobre

Na sexta-feira dia 19 de abril, haverá o conselho técnico da competição e saberemos quem serão as equipes que entrarão em campo.

Algumas equipes, como São José, Noroeste e Velo Clube já anunciaram que não farão parte da competição. Isso abaixar um pouco o nível da competição, porém, abre chance de haver uma equipe surpresa nas etapas finais.

Escrito por Adegilson

Olá! Eu sou o Adê. Muito prazer.

Sou aquele típico nerd que se interessa por um monte de assunto. Aqui no Nation Pop, escrevo sobre tecnologia e futebol.

Gostos de escrever artigos próprios então visite meus artigos para ter uma noção de modo penso e escrevo.

Sertanejos confirmam participação no lançamento da Festa do Peão de Barretos no Villa Country 1

Sertanejos confirmam participação no lançamento da Festa do Peão de Barretos no Villa Country

Com Belo no vocal e ingressos esgotados, turnê "Soweto 30" estreia nesta sexta (19) e terá transmissão ao vivo no Multishow e Globoplay

“Soweto 30” estreia nesta sexta (19) com transmissão ao vivo no Multishow e Globoplay