in , ,

Que se vá: A trama de Iza que tinha tudo para embalar o Brasil

Que se vá: A trama de Iza que tinha tudo para embalar o Brasil 1

Meses após o lançamento do incrível segundo álbum de Iza, o sentimento que fica é que músicas como “Que se vá” não tiveram a visibilidade que merecem. Em uma atualidade onde cada vez mais cantores que expõem situações reais sobre sua vida são valorizados, onde estavam essas pessoas que cobram autenticidade em letras musicais quando Iza lançou o AFRODHIT? 

Luisa Sonza, Carol Biazin e Jão são apenas alguns exemplos de artistas que tiveram suas carreiras impulsionadas, merecidamente, por contarem sobre sua vida em músicas. Logo, gerando uma identificação única com seus fãs. Mas, a sensação que fica é de que o público não acolheu Iza, que sempre cantou sobre o empoderamento, no momento em que ela mais se mostrou vulnerável. 

A intensa caminhada de Iza na corda bamba do público

Primeiramente, são muitas camadas que podem se passar na cabeça em busca de uma justificativa para essa desvalorização do álbum de Iza para o grande público. A culpa é da ausência de Iza no cenário musical nos últimos anos? Será que a história de uma mulher negra não é tão comercial quanto a de outros artistas brancos?  Ou o fato da postura incisiva de Iza ao cantar sobre seu término não gera compaixão do público que espera sempre o vitimismo? Bem, como dito, são muitos questionamentos que podem ser feitos acerca dos acontecimentos, mas, nada pode negar que o trabalho de Iza em AFRODHIT foi excepcional. 

Caso você esteja totalmente por fora de tudo que aconteceu na vida pessoal de Iza no último ano, podemos resumir falando que em 2022 a cantora anunciou o fim do seu casamento que durou 4 anos. Um dos principais frutos do casamento foi a parceria dos dois nos trabalhos de Iza, visto que seu ex-marido é produtor musical, compositor, engenheiro de gravação e especialista em mixagem e masterização. Dessa forma, foram longos anos de trabalhos dos dois em grandes hits como Ginga, Pesadão e Gueto. Ao chegar ao fim da relação, muito se foi especulado sobre Iza ter descartado um suposto álbum que os dois tinham preparado juntos.

Iza assume o controle de sua trajetória com o álbum AFRODHIT

Até então, não existia muitas informações acerca do término, foi somente no lançamento do seu segundo álbum em agosto de 2023 que a internet começou a especular que o relacionamento dos dois não acabou tão bem quanto parecia. Após o lançamento, os fãs começaram a especular que algumas das músicas falavam sobre um relacionamento, que, segundo os mesmos, seria o relacionamento de Iza com seu ex marido.

A música que mais chamou a atenção dos fãs foi “Que se vá”, onde a cantora fala “Quis até o pote da cozinha, vê se pode? / Lembrei que cobra abraça antes de te dar o bote / Quando tava na pior, eu que tava contigo / 10 milhões de dias, se eu cobrar, tu tá fo****”. Ainda segundo os fãs, o trecho faz referência a um suposto processo que o ex-produtor teria movido contra Iza, afirmando que ajudou na construção da sua carreira, cobrando 10 milhões de reais de indenização pelo término. Vale ressaltar que nenhuma das informações foi confirmada, são apenas suposições fundamentadas dos fãs.

Dito isso, voltamos ao início, toda essa narrativa é um prato cheio para os atuais consumidores de músicas que tanto reverenciavam cantoras internacionais como Shakira e Miley Cyrus que cantaram sobre o fim dos seus relacionamentos. Pode-se dizer que o estilo de música tem dominado toda a nova geração, que quer estar por dentro da vida pessoal dos artistas. Mas, apesar de representar uma história real, ter uma ótima letra e melodia, toda a história de Iza não foi tão abraçada pelos brasileiros quanto a história de outras cantoras. Entretanto, não é que o projeto tenha feito números ruins ou tenha péssimas críticas, pelo contrário, o disco foi muito aclamado nas premiações e possui números satisfatórios. O que realmente faltou foi a comoção do público em acompanhar toda essa trama, que Iza preparou de forma exuberante dentro do seu álbum. Dessa forma, o apelo que fica é que, se você não ouviu o trabalho ainda, corre agora mesmo para sua plataforma de streaming favorita para devorar todas as faixas. Se você valoriza esse estilo de narrativa, é de suma importância o apoio nesses trabalhos.

Que se vá, música do album AFRODHIT de Iza.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Beijos de artifício”, novo single de Bryan Behr chega às plataformas nesta terça

“Beijos de artifício”, novo single de Bryan Behr chega às plataformas nesta terça

Morre atriz Jandira Martini, conhecida por 'O Clone', aos 78 anos 4

Morre atriz Jandira Martini, conhecida por ‘O Clone’, aos 78 anos