Gênesis, um espetáculo de luzes deslumbrante do coletivo de arte suíço Projektil, em colaboração com a Fever, plataforma líder em entretenimento e lazer ao vivo, fará sua estreia em São Paulo no dia 6 de junho.
A Paróquia São Luís Gonzaga será transformada em uma verdadeira obra de arte composta por projeções e canções de tirar o fôlego. Gênesis levará os visitantes a uma viagem mágica desde a criação da Terra até o surgimento da água, da natureza e da vida, acompanhada por composições musicais especialmente selecionadas para proporcionar uma imersão total em uma sinfonia visual e sonora.
Depois de passar por várias cidades da Europa e dos Estados Unidos, o espetáculo — que já cativou mais de um milhão e meio de visitantes — está pronto para fazer sua estreia na América Latina, começando no Brasil.
Utilizando tecnologia de ponta e projeções cênicas, a experiência é cuidadosamente adaptada à arquitetura do edifício histórico. Nesta temporada, as paredes e o teto da Paróquia São Luís Gonzaga, no coração de São Paulo, ganharão vida em um show impressionante.
Gênesis: uma homenagem ao planeta azul
Gênesis é inspirado na história da criação, guiando os visitantes pelas origens do nosso planeta. Enquanto estão sentados com o olhar voltado para o teto e para as paredes, os espectadores vivenciam uma metamorfose audiovisual que retrata o nascimento da Terra e da vida, em uma jornada memorável de 30 minutos inesquecíveis.
Da formação dos mares ao desenvolvimento das plantas e ao surgimento da humanidade, Gênesis é uma homenagem ao nosso planeta azul, oferecendo uma experiência para todas as idades. Em sete capítulos — representando os sete dias da criação — cada parte da história será contada de forma única, acompanhada por composições musicais especialmente produzidas, que realçam sua profundidade e emoção.
Dia 1 – Luz e Caos
No primeiro dia, surgiu a luz e separou-se da escuridão. A luz passou a ser chamada de “dia” e a escuridão, de “noite”.
Música: Urlicht de Des Knaben Wunderhorn, interpretada por Christiane Ivan (soprano)
Compositor: Gustav Mahler
Dia 2 – Água e Ar
No segundo dia, um imenso espaço separou as águas. Essa expansão passou a ser chamada de “ar”.
Música: Stimulus – Projektil Music Label
Dia 3 – Terra e Plantas
No terceiro dia, formou-se o solo seco, onde corpos de água permearam. Terra e mares foram criados, e diversas plantas e árvores cresceram sobre a terra, adornando nosso planeta com um belo espetáculo de cores.
Música: Die Vorstellung des Chaos, interpretada pela orquestra da Academy of Ancient Music de Christopher Hogwood
Compositor: Joseph Haydn
Dia 4 – Corpos Celestes
No quarto dia, surgiu o sol, iluminando o dia, e a lua, juntamente com as estrelas, passou a brilhar no céu noturno.
Músicas: Transmute – Projektil Music Label; Kaleidosfire – Projektil Music Label
Dia 5 – Animais da Água e do Ar
No quinto dia, nasceram os animais das águas e do ar.
Músicas: Barcarolle – Les Contes d’Hoffmann, Jacques Offenbach, Radio-Sinfonieorchester Stuttgart; Sir Neville Marriner
Convoy – Projektil Music Label
Dia 6 – Animais Terrestres e Seres Humanos
No sexto dia, surgiram os animais que vivem em terra firme. E, assim, também os seres humanos.
Músicas: Convoy – Projektil Music Label; Human Noise – Projektil Music Label
Dia 7 – Dia de Descanso
No sétimo dia, a obra sobre a Terra foi concluída.
Música: Jet of Voices – Projektil Music Label
Local histórico combinado com arte e tecnologia
O espetáculo faz parte da série internacional de shows de luzes Eonarium, que acontece em locais majestosos conhecidos por seu valor histórico ou patrimonial. Com um sistema de som impecável, o show de projeções é adaptado à arquitetura e à atmosfera únicas de cada local, integrando de forma harmoniosa paredes, tetos e varandas ao espetáculo visual. Isso torna cada apresentação uma experiência sob medida, especialmente criada para a cidade onde é exibida.
Na Paróquia São Luís Gonzaga, diversos projetores de última geração transformam o espaço em uma fusão única e fascinante de arte e tecnologia, destacando toda a riqueza deste edifício icônico.
Roman Beranek, diretor criativo da Projektil, comenta sobre essa inspiradora homenagem:
“Nosso objetivo foi criar uma experiência sensorial que une arte e tecnologia, ao mesmo tempo, em que destaca a beleza da arquitetura histórica. Por meio da música e da luz, o público é imerso em uma jornada pela criação da Terra e convidado a refletir sobre o ciclo da vida. É uma fusão única que transforma cada local em uma obra de arte viva.”
Gênesis abre as portas no dia 6 de junho e os ingressos já estão à venda exclusivamente através da Fever.
